(51) 3737.2330 [email protected]

Você sabia que das 10h às 15h é o período do dia em que a radiação solar ultravioleta B é mais incidente na Terra?

Pois é, e no verão sua incidência aumenta ainda mais.

Os raios UVB são os principais responsáveis pelo câncer de pele. Eles também são os causadores do vermelhão, dor, bolhas e descamação após o sol. Gosto de lembrar, que a água da piscina ou do mar, areia branca, neve e gelo adicionam mais raios UVB nessa conta porque os refletem.

Por isso evitar a exposição solar nesse horário, cobrir-se quando não for possível sair do sol, usar filtro solar com proteção FPS30 ou mais, reaplicar filtro a cada 2 horas é fundamental.

A radiação UVB também tem o efeito de diminuir a imunidade da pele, o que significa dizer que ficamos mais propensos a ter infecções. Fácil entender porque o vírus herpes se manifesta quando tomamos sol.

Se pusermos numa balança, de um lado o herpes e de outro nosso mecanismos de controle imunológico, eles ficariam empatados, e o resultado é que não há infecção, pois a imunidade dá conta do herpes. Já com exposição à radiação UVB, o lado da imunidade fica “mais leve”, ou menos eficaz, e o vírus ganha. Aparecem aquelas lesões com pequenas bolhas, com ardência e coceira na região central da face.

 A diminuição da imunidade também tem papel na regulação de câncer de pele. Após a exposição solar à radiação UVB o DNA das células da pele sofre alteração. Essa alteração gera células desreguladas, que se multiplicam sem nenhum controle = células cancerígenas.

Além dessa proliferação anárquica de algumas células, o UVB nos torna menos capazes de acionar o sistema de segurança imunológico que controla essas células degeneradas. Então, células com DNA alterado (células degeneradas, = câncer) acabam passando sem serem vistas pela vistoria do nosso sistema imunológico, que está se esforçando para produzir o “bronzeado” e não fazendo a vigilância sobre as células com defeito.

Conclusão, proteger-se da dos raios UVB é prevenção de câncer de pele, tanto quanto não fumar diminui o risco de câncer de pulmão!

Beijos e até o próximo texto!
Dra. Fernanda Bortolozo
Médica - CRM-RS 288.065

 

Faça parte da minha lista VIP!

* campo obrigatório
NÃO ENVIAMOS SPAM